O mutirão de doação de sangue que aconteceu em São Gabriel, na Fronteira Oeste, na manhã desta quarta-feira, arrecadou 61 bolsas de sangue. Esta quarta-feira é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O mutirão fez parte do calendário gaúcho de doação de sangue para o mês de novembro, que buscar intensificar as doações e garantir os estoques de sangue. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria.
O ônibus da Hemorrede regional, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, foi até o Hospital Irmandade Santa Casa de Caridade e disponibilizou 100 fichas para coleta. Foram distribuídas 79 entre as 8h e às 12h. As bolsas coletadas serão destinadas ao Hemocentro de Alegrete, órgão que fica responsável pela redistribuição.
Doações em Santa Maria
Estava previsto para acontecer em Santa Maria um mutirão de doação de sangue em frente ao Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Porém, pela falta de pessoal para fazer a coleta, a campanha foi adiada para o dia 2 de dezembro. Na nova data, o ônibus da Hemorrede virá até o município para fazer as coletas. Na última campanha no município que fazia parte do calendário de novembro, apenas três pessoas fizeram a doação.
No Centro do Estado
Na Região Central, o próximo mutirão acontece neste sábado em Tupanciretã. Doadores deverão ir até o Hospital de Caridade Brasilina Terra, na Rua Serafim Bravo, das 8h30 às 16h.
Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24h.
"